sábado, fevereiro 04, 2012

Transtornos Alimentares


Olá leitores e leitoras, hoje resolvi elaborar esse post que é de muita importância para bailarinos e bailarinas. estava assistindo black swan (Cisne Negro) e como não sou muito boa com filmes só fui perceber isso quando assisti o filme pela 5º vez. Então no filme Nina (Natalie Portman), está tão obcecada pela perfeição que fica cada vez mais magra, isto é um tipo de transtorno alimentar, em algumas cenas do filme mostra Nina sempre vomitando. Então hoje vou abordar esse assunto, que é muito comum e destrói muitas bailarinas. Devido ás necessidades estéticas, de leveza e graça para a dança, nós bailarinas sofremos constantemente varias exigências para que apresentemos um peso corporal extremamente baixo.
Muitas vezes para atingir o peso exigido algumas bailarinas e até bailarinos utilizam metódos inadequados que visam perda e o controle de peso corporal. Na busca pela imagem corporal considerada ideal para o ballet, algumas bailarinas podem apresentar alguns transtornos alimentares - TA's - como Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa. A anorexia caracteriza-se por grande perda de peso em virtude de dieta restritiva na busca incessante pela magreza, e consequente perda de apetite. Na maioria das vezes, a recusa em relação à comida é seguida da prática exagerada de atividade física. Já a bulimia é caracterizada por episódios de compulsão alimentar seguidos por vômitos autoinduzidos. Quando a alimentação se torna pobre em nutrientes e a perda de peso é excessiva, podem ocorrer: comprometimento do crescimento e desenvolvimento de crianças, enfraquecimento de unhas e cabelos, alteração do funcionamento cardíaco, lesões renais pelo uso de diuréticos, alterações endócrinas e funcionamento hormonal incorreto, edema generalizado e lesões no trato gastrintestinal em bailarinos que apresentam episódios recorrentes de vômito. A interrupção da menstruação é outra consequência comum devido à baixa porcentagem de gordura corporal e/ou ao excesso de exercício físico capaz de aumentar os níveis do hormônio prolactina e inibir a ovulação. Além disso, podem causar o desenvolvimento da osteoporose precoce, aumentando a fragilidade óssea e o risco de fraturas. As complicações clínicas decorrentes dos TA, além de comprometerem a saúde, podem levar ao afastamento das atividades profissionais, uma vez que estas dependem de perfeita condição física. Sugere-se que médicos, nutricionistas e psicólogos formem uma equipe multidisciplinar que auxilie bailarinos, treinadores e familiares na prevenção e tratamento de TA, assim como na promoção de atitudes saudáveis em relação à alimentação e imagem corporal. Então, ai vai uma dica para vocês, se querem emagrecer com saúde. Consulte um médico nutricionista e converse com ele, diga que você é bailarin(a) e peça a ele que lhe faça uma dieta correta. Garanto que será muito melhor do que ter alguma dessas doenças, ou se acha que não é preciso ir ao medico abaixo lhe darei dicas de uma boa alimentação:
Dieta saudável para Bailarinos
Cada bailarino deve seguir uma dieta saudável. O corpo executa melhor quando preenchido com o combustível adequado. Dança exige muita energia, assim bailarinos devem consumir calorias suficientes para manter-se bem durante todo o trabalho. Uma dieta que o bailarino deve consistir de um equilíbrio de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais e líquidos adequados.
• Carboidratos:
Carboidratos (amido) devem compor cerca de 50-65% da dieta de uma bailarina. Carboidratos são encontrados em alimentos como cereais, massas, biscoitos, pães e batatas cozidas.
• Proteínas:
As proteínas são importantes para a construção e reparação de músculos. As proteínas devem compreendem cerca de 12-15% da dieta de uma bailarina. Boas fontes de proteína são: carnes magras, frango, feijão, legumes e tofu.
• Gorduras:
Muitos bailarinos se preocupam em não ganhar peso e, portanto, limitar rigorosamente a sua ingestão de gordura. No entanto, uma dieta baixa em gorduras pode prejudicar o desempenho e pode causar sérios problemas de saúde para a bailarina. Uma dieta deve ser composta por cerca de 20-30% de gordura. Destinam-se a comer alimentos de baixo teor em gorduras saturadas, como abacate, nozes e frutos do mar.
• Vitaminas e Minerais:
Vitaminas e minerais desempenham um papel importante no organismo, tais como a produção de energia e formação de células. Para obter todas as vitaminas e minerais importantes, os bailarinos devem comer pelo menos cinco porções de frutas frescas e vegetais por dia e escolha grãos inteiros como pães e cereais. Um suplemento multivitamínico é sugerido para aqueles que não consomem uma variedade adequada de alimentos nutritivos.
• Líquidos:
A água é necessária para regular a temperatura corporal, manter a circulação, manter o equilíbrio eletrolítico, o sal, e remover os resíduos. Os fluidos são perdidos através do suor criado pelo sistema de resfriamento do corpo único. Como é possível perder grandes quantidades de água antes de ficar com sede, bailarinos devem se lembrar de beber pequenas quantidades de líquidos antes, durante e após as aulas.

Além disso, achei uma rotina para os horarios de alimentação para bailarinos. Depois que li essa rotina, parei de comer coisas com muita gordura (pizza,hamburguers... etc.) Agora comecei a seguir está rotina a risca e só como coisas saudáveis. Olhem só:
Bailarinos precisam comer mais vezes, até 6 vezes por dia. Assim o seu metabolismo vai ficar mais rápido e você deve comer coisas saudáveis e nutritivas. Aqui está um exemplo de uma alimentação saudável de uma bailarina(o):
7:00 - Café da manhã: frutas, cereais e alimentos integrais.
10:00 - Uma banana e uma colher de chá de mel.
12:30 - Espinafre com uma pequena salada, grelhados, todas as carnes brancas como peito de frango, e passas cobertas com vinagrete (baixo teor de gordura).
15:00 - Uma taça de iogurte.
17:00 - Suco de Laranja ou Abacaxi e duas ou três fatias de Pão Integral

20:00 - Um pequeno filet de Salmão frito levemente na manteiga ou em azeite e cobertas com queijo parmesão ralado fresco, com uma salada e soja cozida.

E assim por diante de você quiser comer uma fruta antes de dormir, uma barra de cereal, cereais, etc…

Nenhum comentário:

Postar um comentário