quarta-feira, março 07, 2012

Dúvidas, mitos e curiosidades


Como bailarina fica na ponta do pé?
Esta pergunta é muito freqüente por quem não conhece o universo do ballet. De fato, é um mistério imaginar, como um ser pode se equilibrar na ponta dos dedos! O segredo todo está na sapatilha da bailarina! Ela é feita com a ponta de gesso, e por este motivo, é dura. Através dos exercícios de força e flexibilidade dos pés, a bailarina "molda" a sua sapatilha, tornando-a apta para executar os movimentos. No início, estas sapatilhas eram feitas de ferro. Imagina?! Ainda bem que mudou!!

Porque a bailarina tem um "andando diferente"?

Muitas pessoas ao verem uma bailarina na rua, sem dúvida, sem ao menos conhecê-la, já pressentem que se trata de alguém que faz ballet. O porte da bailarina é notado á distância. Geralmente o pescoço é alongado, o tronco ereto e as pernas têm um "andado esquisito". Este andar esquisito das bailarinas é conhecido como “en dehors” no balé que em português quer dizer “voltado para fora”. 
A técnica do ballet exige que os bailarinos trabalhem os movimentos, todos num ângulo de 180º e a prática constante leva o físico a adotar esta postura fora das aulas, o que deixa o andado com um jeito característico, diferente do padrão normal.

Ballet Dói?

O ballet, como qualquer atividade que exige muito do físico, traz sim dores. Especialmente depois de muitas horas de treino. A dor corresponde ao trabalho da musculatura, que aos poucos vai se moldando e "acostumando com a dor", ficando cada vez mais preparada para a exigência técnica. É por isso que bailarinos iniciantes devem fazer aulas em dias alternados, para que o corpo tenha alívio e descanso. Ao passo que os bailarinos profissionais treinam todos os dias, por várias horas.

Como é uma aula de Ballet?
O ballet teve origem na Itália, mas se consolidou na França, onde surgiu a primeira escola profissional de ballet. Os passos da dança clássica já são previamente codificados e os nomes dos passos são usados na língua francesa, em todas as partes do globo. Isto torna possível a universalidade desta arte. A aula é estruturada em duas partes principais: barra e centro, indiferente do método, que pode ser francês, inglês, russo ou cubano. Primeiramente, os exercícios são aplicados com o apoio de uma barra e servem para aquecer e preparar o corpo para seqüência de giros, saltos, elevação das pernas, dentre outros. A complexidade dos mesmos, vão aumentando de acordo com a idade e o tempo de dança.

O que é preciso ter para se tornar uma bailarina?
Para ser um profissional da dança, seja do Ballet ou qualquer outra modalidade, é necessário gostar de dançar e ter muita disposição para os ensaios e treinamentos. Outras características são: disciplina, força física, responsabilidade, capacidade de concentração, agilidade, paciência, garra, determinação, capacidade para transpor limites, dentre muitas outras.

Bailarina tem que ser magra?

Infelizmente o ballet clássico, por suas origens e exigência técnica e estética, trabalha com o estereótipo da magreza. Embora muito a respeito já tenha sido debatido por vertentes menos rígidas da dança, como a dança contemporânea, no ballet este fator ainda é bastante relevante. Entretanto o talento artístico, o que inclui sensibilidade, facilidade corporal, dedicação; nem sempre estão associadas com a magreza; que por si só também não produz uma grande bailarina.
Se a intenção da menina é ser uma bailarina profissional e entrar numa companhia, é certo de que este fator irá pesar em seu futuro. Mas isso não impede de ninguém que se considere acima do peso, aprender e se dedicar à esta arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário