terça-feira, julho 19, 2011

A DIVA : Maya Plisetskaya

Maya Plisetskaya nasceu em Moscou, no dia 20 de novembro de 1925, em uma família judia eminente, de reconhecidos e aclamados artistas. Sua mãe era atriz de cinema, Rahill Messerer, ou Ra Messerer. Seu pai foi engenheiro e diretor de uma mineração, desapareceu durante os expurgos estalinistas em 1937. Cinquenta e dois anos após sua morte, soube-se que foi executado no ano seguinte ao desaparecimento, era acusado de empregar um amigo que havia sido secretário de Trotsky. Após a prisão do marido, sua mãe foi enviada a um campo de trabalho no Kazaquistão, tratamento dispensado às mulheres dos considerados inimigos do povo. Ela levou consigo o filho, Azari, então com sete meses. Até a mãe ser libertada, em 1941, Maya permaneceu em Moscou, com a tia do lado materno, Sulamith Messerer, renomada bailarina e mais tarde coreógrafa, que foi também campeã e recordista soviética em provas de natação, no final dos anos 20.

Com apoio dos tios, Sulamith e seu irmão Asaf Messerer, ambos bailarinos do Teatro Bolshoi, Maya entrou para a Escola Coreográfica de Moscou, que formava a maioria dos bailarinos do Teatro. Por seis anos, estudou com Yelizaveta Gerdt, famosa por formar nomes consagrados, como a lendária Anna Pavlova. A graduação foi em 1943. Neste mesmo ano, entrou para o Bolshoi, já como solista, e nesta condição, teve seu primeiro grande papel de destaque, em 'Les Sylphides'. Segue uma carreira fulgurante e recebe muitas distinções. Khrushchev concedeu-lhe o título de Prima Ballerina Assoluta em 1960. Recebeu o Prêmio Lenin em 1964, por essa época, era considerada a principal estrela da companhia, após a saída da lendária Galina Ulanova, e assim permaneceu, até se aposentar como solista do Bolshoi, aos sessenta e cinco anos de idade.

Desde 1958, Maya está casada com o compositor Rodion Shchedrin, Родион Щедрин, nome de muito prestígio na música russa contemporânea. De sua autoria há algumas composições para balé: O Cavalinho Corcunda, de 1955, sobre um poema de Piotr Erchov; Carmen-Suíte, composto em 1967, inspirada na ópera de Bizet; Anna Karenina, escrito em 1971, baseado no romance de Tolstói; e A Dama e o Cachorrinho, de 1985, sobre uma novela de Tchekhov. Os dois criaram e mantêm uma fundação, International Maya Plisetskaya and Shchedrin Foundation, com a finalidade de preservar a obra artística de ambos; apoiar jovens artistas em todo o mundo, intérpretes, compositores, bailarinos e autores no campo da música e dança do balé; e promover a arte da dança e da composição para balé.
E abaixo vou colocar algumas fotos e videos pra vocês verem o trabalho dessa DIVA

Carmen-Suíte, 1967
Apresentação de O Cavalinho Corcunda
_________________________________________________

Maya Plisetskaya - J.S.Bach - Prelude

Nenhum comentário:

Postar um comentário